29 de set de 2017

Room Anything #8: Explorando o desconhecido

Mais uma semana, mais uma indicação! Hoje falaremos sobre uma obra-prima em formato de animação. É, eu não consigo ficar muito tempo sem falar de animações, ainda mais quando é algo tão bem feito e elaborado em sua delicadeza e sensibilidade.

A indicação de hoje é baseada na história de dois irmãos que, assim como Chapeuzinho Vermelho, se perdem em uma floresta chamada O Desconhecido. Diferente do clássico, no entanto, essa história apresenta uma jornada cheia de aventuras bucólicas, com personagens que vão se relacionando pouco a pouco conforme os protagonistas se aprofundam nas entranhas da floresta em busca do caminho de volta para casa. E, como toda boa narrativa, também nos envolvemos com mistérios e perigos, como é o caso do velho lenhador que, durante a noite, anda com sua lanterna em busca de madeira, ou até mesmo a lenda mais aterrorizante do bosque: a Fera, um animal que envolve as almas das pessoas perdidas até que estas percam a esperança e se tornem parte da floresta. Será que nossos heróis conseguirão sair ilesos deste lugar? Para descobrir, vocês precisarão assistir O Segredo Além do Jardim, no original Over the Garden Wall.

Criada por Patrick McHale, a obra é uma minissérie de 10 capítulos com duração média de 11 minutos cada e foi baseada no curta-metragem Tome of the Unkown, do mesmo autor, ambas produzidas no estúdio da Cartoon Network. Sua produção foi ao ar em Novembro de 2014. Para quem acha que a Cartoon não produz mais desenhos como antigamente, essa é uma animação obrigatória para qualquer criança que cresceu assistindo aos antigos desenhos e agora tem uma maturidade maior para entender não somente a história, mas também toda a delicadeza artística que a obra apresenta. E não, eu não estou exagerando, o IMDb acumula uma nota de 9,1 para a produção. Para alcançar tamanha aprovação, é porque realmente é algo espetacular e de encher os olhos.

Como havia dito semana passada, Elijah Wood, nosso eterno Frodo, volta para a coluna, dessa vez emprestando sua voz ao protagonista Wirt, o irmão mais velho e responsável, enquanto Collin Dean dubla o pequenino Greg, um menino dócil e ingênuo que traz vida à narrativa. Além disso, conhecemos a passarinha azul Beatrice, vivida por Melanie Lynskey, além de contar com a participação mais do que especial de Christopher Lloyd dando voz ao Lenhador. Podemos dizer que é um elenco maravilhoso e completamente competente.

Claro que para atingir tal patamar de aprovação, O Segredo Além do Jardim também nos apresenta outros elementos incríveis: direção de arte estonteante, trilha sonora simplesmente magnífica, referências sutis que conduzem a narrativa e gêneros diversos que se conversam tão bem que ao final entrelaçam todos os sentimentos experimentados como um laço de um presente. Definitivamente não é uma animação tão simples quanto pode parecer à primeira vista, o truque está em se permitir experimentá-la. Vale mencionar que ela ganhou 4 prêmios dos 7 aos quais foi indicada.

Não há muito mais que possa ser dito sobre a obra. É magnífica, delicada, sensível, ao mesmo tempo um pouco (muito) assustadora, tocante e envolvente, sinistra e peculiar. Quando menos perceber, você já vai ter assistido aos 10 episódios. É mágico descobrir todo o mistério que habita O Desconhecido, é mágico perceber que é extremamente perigoso colocar nossos pés para fora de nossas portas, afinal nunca saberemos até onde nossos passos podem nos levar.

Como de costume, deixarei um clipe bem gostosinho para vocês terem um deslumbre de tudo o que envolve a série, em sua peculiaridade e estranheza. Bem, semana que vem, pela primeira vez, visitaremos as terras nipônicas! Falaremos um pouco sobre viagens no tempo, micro-ondas e cientistas malucos. Já sabem do que eu estou falando? Até semana que vem, pessoal! |x|

 
Copyright © 2014 Um Pedaço. Design por OddThemes