10 de set de 2015

[Curiosidade] Shiki e Fujitora, diferença de habilidades



Fala pessoal, trazendo hoje uma análise de um ponto curioso em One Piece. 

Desde de que nos foi revelado o poder do Fujitora, em alguns sites/fóruns/pages, eu já vi algumas pessoas indagando se o poder dele não seria igual ao do Shiki, o Leão dourado. 

A resposta é simples: não são iguais. E por que não?

Nesse ponto, quem deu a resposta não fui eu, foi meu irmão que é doutor em Física. A diferença entre o poder dos dois personagens é:

Shiki

Shiki tem a habilidade de gerar, no objeto que ele toca, uma força que, por escolha dele como usuário da akuma no mi, interage com a força gravitacional, de forma que: 

- Elas possam se equilibrar. O que faria com que o corpo simplesmente flutuasse, sem subir nem descer.   

- Fazer com que a força de interação seja maior que a força gravitacional. Isso faria o objeto subir. O que ele fez várias vezes pra que todas aquelas ilhas e o navio dele chegasse a altura que elas flutuam.


- Fazer com que a força de interação seja menor que a força gravitacional, mas não ao ponto de deixar o objeto cair com a aceleração da gravidade (queda livre). Isso faria o objeto cair em "câmera lenta". Ele faz isso ao enviar um dial pros mugiwaras logo no início do filme.

- Anular o seu poder ou ter o seu poder anulado ao deixá-lo inconsciente. Isso quebra a interação e nós temos a queda livre.

Algo similar ao poder do Shiki é visto no jogo Bioshock Infinite, onde a cidade flutuante de Columbia se vale do mesmo princípio de gerar uma interação que equilibra a força gravitacional, mantendo assim a cidade suspensa no ar.

"Eu prendi meu átomo no meio do ar. Colegas chamaram meu Campo-Lutece de levitação quântica, mas na verdade, não foi nada disso. Mágicos levitam - Meu átomo simplesmente falhou em cair. Se um atómo pode ser suspenso indefinidamente, bem - Por que não uma maçã? Se uma maçã, por que não uma cidade?" 
Rosalind Lutece, Bioshock Infinite

Fujitora


Diferente do Shiki que cria uma força que interage com a força da gravidade, o Fujitora controla a própria gravidade.

O poder dele é mais fictício que o do Shiki (até o momento), pois ele consegue:

- Gerar mais força gravitacional: que é o que faz cair o meteoro, prender o Law imóvel no chão, etc;

- Anular a força gravitacional: que faria os objetos ficarem suspensos como no espaço;


- Gerar anti-gravidade: o que faz os objetos flutuarem (ele fez isso quando saiu flutuando até o castelo do Doflamingo). Esse é o caso mais complicado, pois nenhum objeto com massa positiva é capaz de gerar um campo gravitacional repulsor, apenas um campo gravitacional trator (que atrai). Pra poder gerar repulsão o corpo deveria possuir massa negativa e até o momento isso não foi observado cientificamente no universo.



Ou seja,  teoricamente o Fujitora poderia ser capaz de gerar uma gravidade ou uma anti-gravidade a ponto de implodir ou um explodir seus adversários, não deixando capacidade pra quem quer que seja: Luffy, Zoro, Sabo. Doflamingo sequer sonhar em ao menos chegar perto dele, mas não é lá muito assim que a banda toca em One Piece, bora ver o que vem a seguir.

Espero que vocês tenham gostado dessa curiosidade. Mais uma vez tenho que dar os créditos ao meu irmão, Igor Padilha, por ter feito essa análise pra nós e até a próxima. o/


 
Copyright © 2014 Um Pedaço. Design por OddThemes