21 de jun de 2015

Curiosidade: Expo Geek e Anúncios da Panini


Fala pessoal, estou fazendo essa matéria pra falar sobre a Expo Geek, que rolou hoje 21/06/2015 aqui no Rio de Janeiro.

Ricardo Schnetzer e Márcio Simões respectivamente
Essa foi a primeira edição do evento, aconteceu no Centro de Convenções Sulamérica e contou com
várias atrações em dois palcos e algumas salas. Teve estandes de vendas, shows, concurso de cosplay, torneio de games, participações de figuras ilustres como os dubladores Ricardo Schnetzer (Tom Cruise, Al Pacino, Smaug, Hank de Caverna do Dragão) e Márcio Simões (Nick Fury, Coringa do Batman Dark Knight, Jack Bauer), e várias palestras, teve sobre RPG, K-pop, a dublagem de League of Legends, entre outros. 



Uma coisa que eu tenho que destacar é que nesse evento eu também conheci duas figuras relacionadas ao mangá de One Piece aqui no Brasil, a Beth Kodama, editora da Panini e o Dios que faz a tradução do mangá. 

Em uma conversa bem informal e bem bacana com a Beth, ela falou sobre várias coisas: como são feitas as escolhas dos novos títulos, análise de mercado, as circunstâncias que fazem valer a pena ou não relançar um título, qual título relançar num formato especial (como aconteceu com os formatos Pocket e Gold Edition de Naruto), como o resultado de um mangá pode influenciar na publicação ou republicação de outros títulos, como ela tem trabalhado pra nivelar melhor o departamento editorial com o marketing, distribuição, entre outras coisas . 

Agora o principal dessa conversa, que é bem importante pra nós que somos o público consumidor, foi sobre ouvir os leitores e como isso pode influenciar nas escolhas que a editora toma. Aconteceu na campanha do Red Databook que a Pah começou, (confiram abaixo a opinião e a felicidade dela ao fazer o primeiro vídeo sobre essa conquista que trouxe o material pro Brasil.)


Tivemos também a campanha "Mais Shoujos no Brasil" que trouxe Aoharaido e a campanha de Berserk que fez a Panini relançar o mangá.

Então se nós quisermos que, pelo menos no caso da Panini, um título seja trazido, a gente precisa se fazer ouvir e juntar muita gente em torno da causa, que assim as chances de acontecer se tornam cada vez maiores.

No evento a Beth também participou de uma palestra bem interessante com a Petra Leão (roteirista de Turma da Mônica Jovem e cosplayer), Carol Moreira (Bloco X no Omeleteve), Babi Dewet (escritora da trilogia Sábado a Noite) e o Fernando Caruso (o ator e comediante) sobre a "A Participação Feminina no Universo Geek". 

Ao final da palestra ela anunciou algumas novidades que a Panini vai lançar. Em mangá: um novo Databook de Naruto e o spin off de Shingeki no Kyojin, Before the Fall (que aqui se chamará Antes da Queda), em HQ o relançamento de Star Wars Legends e os novos lançamentos da Marvel: Star Wars, Darth Vader e Princesa Leia. Além disso novos títulos serão revelados no Anime Friends e na Fest Comix que acontecerão mês que vem em São Paulo.
.

É isso pessoal, até a próxima o/
.
.
 
Copyright © 2014 Um Pedaço. Design por OddThemes