21 de mai de 2015

‘Tanken Bakumon’ apresentando os editores de One Piece e os Primeiros esboços de Eiichiro Oda


Como mencionado em um outro post, em 13 de Maio no canal de TV Japonesa NHK foi ao ar um episodio especial do programa "Tanken Bakumon" apresentando o escritório japonês da Weekly Shonen Jump, em Tóquio. Sua missão: descobrir se existem quaisquer "regras" a cumprir para fazer uma série de sucesso.

A fim de descobrir, os anfitriões investigaram One Piece, a série best-seller do Japão com mais de 320 milhões de cópias em circulação no Japão. Os anfitriões foram ajudados pelo atual editor do Mangá One Piece Suguru Sugita. Sugita tem 25 anos e está atualmente em seu terceiro ano na empresa.


Sugita mostrou rascunhos, que servem como modelos para cada novo capítulo. Os anfitriões também perguntaram Sugita sobre seu relacionamento (profissional) com o autor de One Piece, Eiichiro Oda e se é difícil para ele, como um jovem editor, criticar o trabalho do Oda quando ele pensa que é necessário que haja alterações em um capítulo.

Sugita revela que Oda não quer ser tratado como um maioral no negócio de manga, então ele pede todos os seus editores para chamá-lo de Oda-san e não Oda-sensei. Além disso, embora o próprio Sugita que é um jovem, novo editor, Oda o chama de Sugita-san.


Sugita também disse que um fator crucial na criação de uma série é ter certeza de que é "fácil de entender."

Kamiki, Uma fã de One Piece, também apontou no twitter que o capítulo 757 costumava ter um outro título do que o mostrado nos volumes da Jump e da Jump Magazine. O manuscrito original de One Piece capítulo 757, aparentemente, inclui um título que lê "Yoake MONO." Parece Oda tinha escrito originalmente uma espécie de homenagem ao seu ex-assistente Yusaku Shibata, que tinha começado uma nova série chamada Yoakemono. Infelizmente, a série não durou por muito tempo. No entanto, é bom ver a quantidade de diversão que o Oda tem enquanto desenha capítulos de One Piece, mesmo agora, depois de décadas de trabalho árduo, ele ainda leva um tempo para pensar em uma homenagem ao ex-funcionários como Shibata.

Quanto a fazer uma série de sucesso, Sugita explica que um escritor deve implacavelmente examinar seu trabalho e pensar: o que os leitores pensam disso? Como é que eu quero fazer o leitor se sentir? E o que devo fazer para obter esse resultado?

Alguns leitores também podem pensar: qual é o papel de um editor como Sugita em tudo isso? Basicamente, um editor parece desempenhar o papel de "primeiro leitor." Ele é o primeiro a ler o capítulo, e tem o dever de dizer para Oda o que pensa e o que deve ser alterado para melhorar o capítulo. Por exemplo, Sugita explica que, no capítulo de One Piece quando cavalo amado de Cavendish é cortado por alguns inimigos, o projeto inicial não mostrou Cavendish responder de forma adequada, então ele pediu ao Oda para fazer a sua expressão mais feroz para realmente retratar a raiva que Cavendish sentiu quando seu cavalo se machucou. Observe como a onomatopea "giin" também foi adicionado ao desenho para acentuar a raiva de Cavendish ainda mais.


O show também contou com uma outra cena no mangá que incluía ligeiras mudanças giram em torno de Robin:



Fonte: One Piece Podcast


 
Copyright © 2014 Um Pedaço. Design por OddThemes