14 de jul de 2014

Japonega Vision: Katanas em One Piece Parte 1/?


Fala amizades deste sistema global de redes de computadores interligadas que utilizam o conjunto de protocolos padrão da internet (TCP/IP) para servir vários bilhões de usuários no mundo inteiro mais conhecido por: internet.
Depois dessa pequena introdução de Ciências da Computação você sai de férias da faculdade, mas ela não sai de você! espero que esteja todo mundo beim! 

Vamos falar de um assunto gostosíssimo, eu particularmente tenho hemorragia nasal só de olhar uma katana. E poder analisa-la é algo que me deixa mais louca que o Thiago (Tumate) em uma pizzaria (é gordo, gente, adora um queijo).
Imagino que tenha muito de vocês que gostem e queiram entender um pouco sobre esse universo gostosinho que está presente nessa obra mais gostosinha ainda.
Bom, eu não sei em quantas partes esse estudo será divido, então, sempre irei por a página em que estamos, mas nunca o fim dela. Na mesma, irei por a história, origem, curiosidade, traduções e lendas (já que algumas são inspiradas em katanas reais do tempo feudal), para o post não ficar muito grande e cansativo, provavelmente eu faça uma outra postagem com a referência e explicação de cada ponto que eu marcar, certo? Pro bagulho ficar organizado. Grande maioria das informações foram retiradas de Databooks, e das minhas aulas de Kendo q nelas vão ter a categoria e as subcategorias, ou seja, vai ter o nome do clã pertencente e os membros, ficou melhor assim?... e para terminar: Fiz uma playlist para entrarmos no clima, então, entrem no dojô e peguem seus kimonos, oss! q


Temos muitos personagens que usam espada/katana/faquinhas e até uns modelos que pareçam faca de cortar pão.

As espadas aparecem muito no mundo de One Piece, são armas longas usadas por diversas civilizações de diversos tempos. Dentre as espadas existem as Meito, chamadas de espadas de excelência, é um grupo com um pequeno número de espadas, sendo todas famosas. São geralmente designadas espadas legendárias, com qualidade superior as outras, não só em design quanto em qualidade, peso e balanceamento.

Existem vários tipos de espadas, definindo-as pelo formato temos:
  • Katana: Espada japonesa utilizada por samurais, de lâmina única e curvada, usada pelo alto escalão da marinha, principalmente por vice-almirantes.
  • Kogatana: Versão pequena de uma katana, se assemelhando a uma faca. Mihawk usa uma dessa como colar, envolto em uma bainha que se assemelha a uma cruz.
  • Iaito Katana: Categoria de espada, entre as katanas, que possui entre 24 e 60 centímetros de linha reta, sendo o resto curva. Todas as espadas de Zoro estão incluidas nessa categoria.
  • Nodachi: Uma espada de duas mão japonesa, difícil de se manejar, porém extremamente mortal. Trafalgar Law e Shiryu cóoooooolera do dragaum empunham esse tipo de espada.
  • Cutelo: Sabre de luz curto e grosso com lâmina reta o ligeiramente curvada, usada pelo baixo escalão da marinha e por diversos piratas.
  • Sabre: Espada de lâmina única geralmente curvada. Possui um grande protetor de mão e são longas e finas. Shanks usa um desses e o Vice-Almirante Onigumo usa oito ao mesmo tempo.
  • Kukri: Uma espada pequena, se assemelhando a uma faca pesada, ligeiramente desviada a 20º, possuindo vantagens únicas e uma coluna bem espessa. Sarquiss empunha uma grande e Helmeppo usa dois Kukri pra combate.
  • Shikomizue: Espada geralmente escondida em uma bengala que se tornou popular quando as katanas foram proibidas. Brook usa uma com seu estilo esgrima, Zoro ja foi mostrado usando uma em um Flashback e Kaku usa um par.

Dentre as Meito's existem uma maior subdivisão chamadas Wazamono (Espadas de Grau, as curvadinhas)

As Wazamonos são modelos reais, do Período Edo 江戸時代. Muitas foram usadas por Samurais. Elas são compostas por 228 modelos (ou 180 dependendo do modo de contagem, se quiserem posso explicar depois sobre as espadas do Período Edo, mas iria fugir um pouco do assunto One Piece, vocês que sabem q)

Saijö Ö Wazamono 最上大業物 

(Espadas de grau supremo): São 12 espadas consideradas as melhores já forjadas na história.
Apareceram na série: Kokutou Yoru (Espada negra da noite)
Portador: Juraquille Mihawk






Shodai Kitetsu – Apenas citada na série, é a primeira geração das retalhadeiras amaldiçoadas.


Öwazamono

(Espadas de grau ótimo): São 21 espadas logo abaixo das supremas.
Apareceram na série: Nidai Kitetsu – Apenas citada na série, é a segunda geração das retalhadeiras amaldiçoadas.


Wadou Ichimonji (Caminho reto para a harmonia)
Portadores: Zoro e Kuina
Curiosidades: Essa espada foi dada para zoro pelo pai de Kuina, após a morte dela. Geralmente zoro usa essa espada em sua boca para usar o santouryuu (técnica de três espadas). Quando vai usar ittouryu (técnica de uma espada) ele geralmente usa a Wadou Ichimonji.





Shuusui 
Portadores:  Zoro e Ryuma
Curiosidades: Essa espada lendária serviu a Ryuma, o caçador de dragões, após a derrota em Thriller bark Ryuma passa sua espada para Zoro, falando que tem certeza que ela estará em boas mãos.








Ryöwazamono

(Espadas de grau hábil): São 50 espadas inferiores as de ótimo grau.
Apareceram na série: Kashu (Estado florido)
Portadores: Tashigi e Mr. 11
Curiosidades: Tashigi ganhou de Mr.11 em uma batalha e clamou a espada após a batalha, porém ela nunca foi usada.









Yubashiri (Corrida na neve)
Portadores: Ippon-Matsu e Zoro
Curiosidades: Ippon-Matsu deu essa espada a Zoro após este demonstrar ser um verdadeiro espadachim. Sua vontade era que a herança da família passasse adiante. Zoro gostou da espada por ela ser leve e de fácil manuseio, porém não conseguiu realizar o desejo de Ippon porque Shuu destruiu a espada por meio de ferrugem. Zoro a enterrou  em Thriller bark.








Yamaoroshi - Pertencente a Billy, o matador de orcas, mas após perder para Tashigi em Loguetown está clamou a espada para si, porém ela nunca foi usada.


Wazamono

(Espadas de grau): Superiores apenas as espadas comuns.
Apareceram na série: Shigure (Chuva de outono)
Portadora: Tashigi













Sandai Kitetsu (Terceira geração das retalhadeiras amaldiçoadas)
Portador: Zoro
Curiosidades: Apesar de ser rara, todas as kitetsu são temidas por seus portadores, por serem amaldiçoadas, devido a uma lenda que aqueles que portarem essas espadas terão uma morte trágica. Apesar de tudo, Zoro mostra ser uma exceção, apostando seu braço que sua sorte era maior que a maldição.






Bom galero, por hoje é só, acompanhe as referências aqui ~lê magica abrindo uma nova aba~ 

Comentários, críticas e sugestões são super bem vindos ^~^

Se quiser trocar uma ideia no fb, é só clicar aqui ~lê magica abrindo uma nova aba~
 
Copyright © 2014 Um Pedaço. Design por OddThemes