10 de mai de 2014

One Piece é o mangá mais vendido e o melhor do mun...Não, pera...

Mais um textinho para vocês, meus queridos! Dessa vez escolhi esse assunto porque...bem, PORQUE TODO MUNDO FALA DAS VENDAS ABSURDAS DE ONE PIECE NO JAPÃO! Basicamente, é isso!


Para vocês terem uma ideia, One Piece, SÓ NO JAPÃO, vendeu mais que Dragon Ball NO MUNDO.  Atualmente, OP vendeu em torno de 300 milhões de exemplares com seus 72 volumes. Dragon Ball, pelas informações da Chunan (site que confio bastante), vendeu no mundo algo em torno de 230 milhões de exemplares. (leia aqui a informação). No Japão, DB vendeu 157 milhões. Mas esses números estão sempre sujeitos a aumentar, então não é algo totalmente exato (ainda mais quando falamos de vendas no mundo).

Mas enfim, em algumas discussões pelo Facebook afora, o que os próprios fãs de One Piece mais odeiam é quando utilizam o número de vendas como justificativa para ser o melhor mangá do mundo. Pois é, a coisa não é brincadeira mesmo e eu tentarei dar minha versão da coisa. Não não, fiquem calmos, não serei fangirl xD

Isso também não é uma guerra contra os outros mangás, só irei mesmo divagar sobre esse tamanho estonteante de vendas. Sinceramente eu fico de queixo caído hahahha. E estou usando mesmo o mercado japonês e generalizando para o mundo, porque são números mais confiáveis e é o maior mercado do planeta, mas até onde eu sei e me recordo, One Piece já é considerado o mangá mais vendido do mundo. (caso eu esteja errada, podem me cutucar e dizer que eu falei bosta).

De toda forma, antes de falar desse assunto específico, peço a vocês que deem uma olhada num link recente do site Mangazenkan onde é falado dos mangás mais vendidos do Japão até então (alguns ficaram de fora ainda, como FMA). Claro que está tudo em japa, então traduziram auehuaeheauhea. Acessem aqui e vejam a lista toda

Além dessa lista, vamos também para a lista de mangás apenas da Shonen Jump (a lista é bem parecida, mas apenas para vocês se acostumarem com algumas posições). Esses dados são de 2013, por isso os números vendidos estão menores. No fim deste ano, saberemos o mangá mais vendido novamente.

One Piece – 288.800.000 até o volume 69
Dragon Ball – 157.210.000 com 42 volumes no total
Kochikame – 156.570.000 até o volume 185
Naruto – 131.280.000 até o volume 64
Slam Dunk  – 120.290.000 com 31 volumes no total
Bleach – 82.070.000 até o volume 58
JoJo’s Bizarre Adventure (parte 1 à 5. A partir da parte 6, Stone Ocean, a contagem recomeça do 1, portanto não entraram nessa estatística) – 68.910.000 até o volume  63
Hunter x Hunter – 65.870.000 até o volume 32
Rurouni Kenshin – 58.610.000 com 28 volumes no total
Yu Yu Hakusho – 50.000.000 com 19 volumes no total.
(créditos: orgulho otaku)

Ps: vocês vão ver sempre algumas diferenças de número de vendas. Aqui nessa lista, Kochikame vendeu mais de 1 milhão de cópias se comparado a lista do Mangazenkan, mas sinceramente acho natural essas diferenças ocorrerem...enfim, vamos logo falar o que tem que falar.

Não acho de todo errado falar que as vendas de One Piece mostram que é um mangá de qualidade, se vermos a lista toda, nenhum mangá é ruim. Porém, a gente sempre cai naquela: o que é bom ou ruim depende da minha própria opinião. Logo, acabamos em uma discussão onde não tem certo nem errado...

Eu acho que os números de OP significam algo, não é como se devêssemos ver isso de forma negativa ou rechaçar esse número de qualquer discussão sobre qualidade. Da mesma forma que esse fato não é o mais indicado para discutir qualidade, não é como se fosse primordial para convencer alguém a ler o mangá, até porque esses números podem ser explicados de forma mais racional.

One Piece é o mais vendido também porque têm muitos volumes, se compararmos com Slam Dunk (SD) ou Dragon Ball (DB), não dá graça, é quase o dobro de volumes comparado a DB e mais que o dobro comparado a SD. One Piece tem atualmente 72 volumes, com uma venda média por volume absurda, aproximadamente 4,1 milhões. Mas se vermos a média por volume de SD e DB, vemos números igualmente assustadores, respectivamente são 3,880 milhões e 3,743 milhões de vendas!! Isso na década de 90, mais de 10 anos atrás.


NOSSA PALOMA, PELO AMOR DE DEUS, PARA DE FALAR DE NÚMEROS

Eu estou falando de tudo isso para mostrar que existem mangás tão bons em vendas quanto One Piece. Não é porque OP vende mais que ele é melhor que todos os outros, exatamente porque os números não são tão diferentes assim (se vermos a quantidade de volumes de cada um). E óbvio, qualidade não se define por vendas e sim por gostos pessoais. Qualquer pessoa pode não gostar de One Piece, assim como pode gostar...isso é relativo pra caramba. 

Mas é legal OP vender tudo isso? Claro! Mais gente está lendo uma história, que em minha opinião, é fantástica! Gostaria que essa gente toda lesse e comprasse também mangás que eu acho sensacionais, como Éden (um exemplo qualquer aqui ueaheua).

Mas o mercado não funciona dessa forma. Existe marketing, existe estudos, existe aquilo que está no padrão, aquilo que aparece mais na mídia, nas ruas, na boca da galera, enfim...shonens battles tendem a vender mais pois os japoneses preferem isso. Em outro país talvez fosse diferente (o que eu acho difícil), mas aqui a discussão é Japão. Isso tudo influencia também na fama de One Piece, mas mesmo assim, também há o fator qualidade! Japoneses não aceitam qualquer coisa que aparece (é...questionável? aueheuahea tem cada bizarrice naquele lugar...), mas quando eles se empolgam, quando se apegam, eles valorizam. E eles realmente valorizaram One Piece de forma louca, e é isso que eu fico de queixo caído, o carinho, o fanatismo que eles têm por OP. Isso por si só já considero um fator muito foda para dar uma chance e ler a obra. Mesmo que ache uma bosta depois, pelo menos tentou.


Eu mesma já me guiei por listas de vendas para ler alguns mangás, e olha, até agora não me decepcionei tanto, muitos mangás são divertidos! Então, podem sim falar das vendas, mas sempre com a consciência de que não é um fator primordial, não é o que faz da história sensacional, só é um fator que pode iniciar uma curiosidade pela obra.

Eu pelo menos penso assim, e vocês? O que acham das vendas de One Piece?
 
Copyright © 2014 Um Pedaço. Design por OddThemes