6 de jan de 2014

Pensamentos Alheios-Zoro VS Sanji - Parte I: Sempre Polêmico

friendship_in_the_fight_by_art_is_a_explosion-d4josud

Faz muitos anos que esse assunto é discutido. É um tema que está nas nossas cabeças da mesma forma que o famoso “quem é o imediato”, ou seja, sempre foi um assunto eterno e chato.  Ainda no orkut, isso era discutido incessantemente, a ponto de deixar todos exaltados. MUITO exaltados. Eu lembro que era super divertido também, aparecia uns “fatos da história” que não havia cabimento hahahahahaha mas enfim, depois de tanto tempo assim, vou me atrever a colocar o texto aqui.

Para falar a verdade, o texto abaixo já foi escrito por mim, só que para meu blog pessoal, mas resolvi fazer algumas mudanças e completar informações, então ele será dividido em duas partes por ser extenso.

Antigamente também tentei fazer um vídeo sobre, mas É MUITO complicado falar isso em vídeo (assim como o imediato). Espero que vocês gostem e acima de tudo: muita consciência ao ler o texto, tentei ao máximo utilizar fontes confiáveis para provar meu ponto, e tudo está nos mangás ou databooks mesmo, okay?

Antes do texto, também queria salientar que questão de força no mangá de One Piece é algo relativo demais, depende de muitos fatores e o mangá sempre nos mostra que o personagem mais fraco tem mais determinação, mostrando que, definitivamente, não importa se o personagem tem pouca fama, se tem uma recompensa mais baixa, se é teoricamente mais fraco, ele tem todas as chances de ganhar uma luta. Portanto, se cada dia que passa vemos o personagem, teoricamente mais fraco, seguindo em frente e derrotando seus inimigos, como queremos estabelecer de fato quem é mais forte entre a dupla Zoro e Sanji? Não vejo sentido, e é por isso que é uma discussão eterna e chata. Apesar de tudo isso, vamos aos pontos cruciais e minha visão da coisa.

Um fator que é necessário todo fã de One Piece saber: a rivalidade. O primeiro momento de rivalidade entre eles já começa quando o Zoro fala mal da Nami e eles acabam batendo no Usopp sem querer (Arlong Park). Eles ali já não se bicam e Oda mostra isso até os dias de hoje. Essa coisa de rivalidade não é a toa, pessoal. Os dois estão em constante competição, mesmo que eles nem percebam isso. Jogar na cara ou arranjar intriguinhas, briguinhas virou corriqueiro, pois é o que rivais fazem. No caso deles, não são rivais inimigos, são amigos, então mesmo com as diferenças de opiniões, NUNCA irão machucar um ao outro. O respeito é mútuo. Por isso até vemos que um se preocupa com o outro em casos extremos. Porém, o fato deles serem rivais realmente não diz que eles obrigatoriamente têm de ser equivalentes. Isso não é evidência, Paloma.

Sanji_vs_Zoro_colour_by_LadyBad

Não é evidência, de fato. Mas a rivalidade tem de ser acentuada porque o Oda colocou isso de propósito. Ele não quer mostrar que um é mais forte que o outro e sim que eles vão ficar eternamente em competição. Não é uma rivalidade que irá determinar a vida deles, é uma coisa saudável.

O que fica evidente em toda a trama, é a diferença de personalidade, mas isso…vamos  falar mais para frente.

Voltemos.  A primeira grande evidência do equilíbrio entre os dois está e Little Garden. Para quem tem os mangás da Conrad pode encontrar isso na edição 29, no mangá da Panini, no volume 15, e no caso dos scans, basta ver essas páginas do capítulo 128 e 129

Capítulo 129 primeiro. Nesse capítulo, é contado a história de Burogy e Dorrey, como foi que eles começaram a duelar.

one_piece129-10

one_piece129-11

one_piece129-12   

Okay, agora, voltemos ao capítulo 128, página 14 (nas scans)

one_piece128-15

Essa cena é praticamente idêntica com o acontecimento dos gigantes. A diferença é que Zoro e Sanji não são gigantes de Elbaf, eles não irão ficar batalhando eternamente até um vencer o outro, a honra deles não é a mesma.

“Pow, isso foi no começo do mangá, isso não se aplica hoje”

MAS…COMO? Então isso que o Oda colocou é inútil? Sem propósito? Claro que não, se o Oda colocou isso é porque tem um significado SIM. Oda não dá ponto sem nó, e vocês fãs de One Piece SABEM MUITO BEM DISSO. Então por que não aplicam esse momento da mesma forma como aplicam muitas outras coisas? (Haki do Shanks no começo do mangá, Arlong ter sido do bando do Tiger, os Reis dos mares que aparecem no Calm Belt, Dragon aparecer justamente no capítulo 100, as mini capas que sempre são de serventia pro futuro e assim por diante). Oda sempre coloca coisas que já passaram, ele se importa com os detalhes de seu mangá, esse momento de Zoro e Sanji não é diferente.  Essa saga é a maior prova que eles estão em equilíbrio.

E somente dizendo que EQUILÍBRIO NÃO SIGNIFICA QUE ELES SÃO IGUAIS. As pessoas têm a mania de acreditar que eles são iguais (o famoso Zoro = Sanji), mas não é assim…cada um tem suas características, se fossem iguais não faria sentido algum. Para que ter dois personagens que possuem características idênticas no bando? Que serventia teria isso?

“Mas o Sanji não tem a força como o Zoro”

Não tem mesmo, mas eu digo que ele é mais inteligente. Isso significa novamente distintas habilidades. A diferença de inteligência também não é grande, e a diferença de força física se aplica entre Kaku e Jyabura, uma diferença tão ridícula que a gente mal conta. Quero ver se é legal tomar um chute do Sanji. Jyabura, Moomu, Satori devem ter pesadelos até hoje. As pessoas falam dessa diferença como se ela fosse significativa. Ninguém quer tomar um chute do Sanji, nem tomar um golpe do Zoro. Qualquer pessoa inteligente o bastante entende isso. O fato é, o Zoro tem mais músculo, ele é mais bruto, logo, nada mais justo do que colocá-lo com mais força física. Essa força não significa que ele é mais forte. Entenderam?

Quando se diz Zoro > Sanji, temos que analisar o que o Zoro é maior…em força? Sim, em poderio? Aí, meu amigo…não, porque se analisarmos tudo, novamente caímos para o que o mangá mostra, e o mangá não diz que o Zoro tem mais poderio que o Sanji, mostra que eles são rivais e tem características diferentes. (seja na forma de luta e na personalidade)

E já para dizer que o Red Databook tem um gráfico onde fala dessas características dos mugiwaras. É esse aqui. Esse exemplo é o do Luffy.

gráfico

No caso do Sanji e do Zoro, mostra exatamente uma diferença em força física e na inteligência. Porém na destreza eles são iguais. A destreza pode indicar algumas opções…mas vou considerar aqui equilíbrio e coordenação motora, pois acho mais coerente com os dois personagens.

DSCN0156

DSCN0157

Com esse gráfico, temos a absoluta certeza que eles não são iguais. O gráfico está falando sobre como os personagens são, o que eles fazem, suas peculiaridades, golpes, e não tentando dizer que um é melhor que o outro, muito menos o nível deles. Esse gráfico é para se ter uma ideia de como cada mugiwara é, não é pra ser usado como referência de força ou combate, nem faz sentido ser (os mais fortes do mundo explodem o nível do gráfico em força/inteligência/destreza).

Então, até o Databook não é usado para comparar os dois, muito menos comparar qualquer outro mugiwara com outro mugiwara no quesito nível de poder. O que temos de aceitar é que eles estarão sempre em “competição”, com qualquer coisa. A carne em Little Garden foi um exemplo, quem chegou primeiro em Sabaody é outro. Long Ring Long Land também é um exemplo de rivalidade. É isso que tem no mangá, e não uma comparação de nível dos dois.

O Red Databook foi o primeiro a ser lançado, obviamente que os personagens ao longo da série evoluem, mas NUNCA se esqueçam, esse gráfico é meramente para nos aproximar dos personagens, se fala de características, não de poder ou que o Zoro é segundo e o Sanji o terceiro mais forte do bando, isso quem discute loucamente são os fãs.

Sanji_Zoro

No caso das recompensas, cada um tem o valor por aquilo que o Governo Mundial viu e achou certo julgar, as pessoas do mangá comentam mais do Zoro por seu jeito de ser, de chegar e bancar uma espada amaldiçoada e ver se ela corta seu braço, de mostrar que não tá de brincadeira, que não vai xavecar nenhuma mulher, que não vai fazer piadas, mas vai sempre se perder e achar que ainda está certo! Esse temperamento faz ele SE MOSTRAR mais para o mundo, a ponto de alguns inimigos temê-lo, isso é exatamente o que o mangá mostra desde quando ele era conhecido como caça-piratas. Digamos que ele estaria próximo de ser “inconsequente”, ou seja, deixo até entre aspas pois o Zoro não é o Luffy, ele pensa até certo ponto nos seus atos (como evitar se tornar um pirata procurado antes de conhecer o Luffy), mas ele não pensa em tudo, ele não fica se preocupando com detalhes. O que ele tem vontade de fazer, ele faz (exemplo: quando começou a cortar as pernas em Little Garden para lutar)

Já Sanji sempre foi mais tranquilo, procura não utilizar a força sempre, de não ser mau humorado ou com ar sério demais, ele tem mais um lado cômico, de mais sentimento também. Ele não é “frio” como o Zoro, ele fala mais, se irrita mais, é o jeito dele de ser, porém ele utiliza mais a cabeça para fazer alguma coisa. Temos exemplo em Little Garden, em Alabasta, em Water Seven, Enies Lobby, até em Thriller Bark, de ele pensar antes de agir, e com isso, salva o bando diversas vezes. Esse temperamento faz ele se mostrar MENOS que o Zoro, ele normalmente fica nos bastidores, então, como o GM irá julgá-lo de maneira correta se não vê o que ele fez?

Pelo Sanji ser mulherengo, faz as pessoas não terem tanto medo dele, mas isso não muda sua periculosidade num combate posteriormente. Na realidade é até engraçado quando subestimam ele, porque quando ele de fato mostrar do que é capaz, a galera vai pensar duas vezes antes de julgar alguém do bando do Luffy errado. Uma coisa é a pessoa ser mais sentimental e menos brutamontes, outra é ser perigoso numa real luta. Podemos utilizar como exemplo o Chopper também.

Obs: Enfatizando até que não demoraria muito pro Sanji ficar mal falado por ser um cozinheiro que batia em empregados da Marinha, mesmo se Fullbody deixasse passar por ter perdido moral, o Sanji ia continuar ali no Baratie na sua vida pacata e ia arregaçar quem falasse algo que não concordasse. Então essa fama também é bem relativa.

Enfim, encontramos aí uma diferença de personalidade, porém os dois são osso duro de roer, portanto não confundem isso com nível de poder. Resumindo, o Zoro já tem uma função de ter obrigação de botar a cara a tapa, de lutar sempre. Sanji começa  já tendo uma profissão mais reservada, e por isso não se mostra tanto. (e isso explica muito bem a diferença de suas recompensas). Suas funções também se relacionam com suas identidades.

540048_352381921479569_247901651927597_1037362_982243069_n Mas vejam, uma profissão mais reservada, ou que não necessita técnicas  de combate, não impede ninguém de ser forte. Law é médico, Ray é um engenheiro, Franky, também. Zeff, cozinheiro. Eles são fracos? Não. O fato do Zoro se dedicar somente ao combate não diz nada sobre nível de poder, na verdade, só mostra que ele tem um comprometimento em querer ser o melhor espadachim, que é o sonho dele. O Sanji ser cozinheiro não o impede de querer treinar e ser forte, no entanto que ele só prova o contrário. É um cozinheiro APELÃO.

Não sei porque as pessoas tem a necessidade de dizer que o Zoro precisa ser mais forte porque ele “treina”.  O treinamento do Zoro novamente faz parte de sua personalidade. O Oda não coloca o Luffy treinando, porque faz mais sentido para sua personalidade mostrar ele roubando comida, brincado com o Usopp e Chopper. O fato do Oda não mostrar nem Luffy, nem Sanji, nem Franky treinando, não significa que eles não treinam…como vocês acham que eles evoluíram até Thriller Bark, por exemplo? Deu para entender onde quis chegar, né? O sonho do Zoro e sua personalidade, mostram que faz todo o sentido do mundo o Oda mostrar no mangá esse “treinamento”. Assim como aparece Sanji cozinhando, Franky montando algo junto com Usopp, Brook cantando, Luffy brincando, Robin lendo, Nami navegando, os exercícios do Zoro está relacionado ao que ele é, e não com o tamanho de seu poder.

Oda nunca respondeu para nós quem é mais forte, e pelo menos em todos os lugares que eu li, o Oda também nunca falou que eles são equivalentes (tirando os indícios do mangá), porque isso ele realmente não precisa responder se o que ele mais se diverte desenhando é a rivalidade.

Para provar isso para vocês, de como o Oda não liga e jamais falará quem é o mais forte, na SBS do volume 29, Oda ignora uma pergunta do tipo, onde a pessoa fala dessa questão do mr.1, mas o Oda ainda tira com a cara do fã. Confiram (fiz uma tradução bem tosca, mais pra vocês notarem que o Oda nem leva a sério a pergunta):

D: If Zoro and Sanji had a big fight, who would emerge victorious? Zoro beat Mr. 1, so I guess…Zoro would be the winner, right…? (Se o Zoro e Sanji tivessem uma grande luta, qual dos dois ganharia? O Zoro ganhou do Mr.1 então eu acho que o Zoro seria o vencedor, certo?)

O: Whoa! You scared me… for a second it looked like “If Zoro and Sanji had a dick fight(big fight)” . Hey man, learn to punctuate better or something. You know what I mean….okay, see you next time! (Você me assustou, por um momento eu li errado essa coisa de big fight, entendi “dick fight” (luta de pau)…Pow, garoto, aprende a pontuar melhor ou coisa e tal, né? Então, até a próxima SBS!)

Então, esse é o Oda. Claro que a SBS da Panini terá uma tradução melhor, mas é apenas para vocês terem uma ideia.

A próxima etapa fica para semana que vem, falar dos inimigos e das cenas mais discutidas do mangá. E É A PARTE MAIS CHATA dessa discussão uahuahhuauha a galera fala umas coisas muito….WAT? Complicado, gente. Nos vemos na próxima então :3

 
Copyright © 2014 Um Pedaço. Design por OddThemes