30 de jan de 2014

Pensamentos Alheios: Sanji VS Zoro–Parte II

442197

Demorou mas chegou! HAHAHAHAH vamos terminar com isso, não é? Mais um textão para vocês, só que….é…EU VOU DIVIDIR DE NOVO e vão ser 3 partes. Isso porque quero fazer as considerações finais, tirando a batalha e características de personagens, algo mais pessoal ainda. Enfim, sem mais delongas, vamos para segunda parte.

Agora vem a discussão-mor que são os inimigos que os dois enfrentaram. Essa é a parte mais chata porque a maioria dos fãs se atém à números e não ao conjunto da obra que o Oda monta. Primeiro que analisar superioridade de inimigos quando eles não lutam entre eles ou não mostram tantas informações (tudo o que aconteceu com eles) é complicado. Temos isso com Zoro e Sanji apenas, então, não se tem total clareza nas informações de que um inimigo é mais forte que o outro, não tem como falar sobre isso sem ter essa base sólida. Vou explicar isso melhor, saga por saga.

Hacchan e Kuroobi, alguém aí se atreve a falar quem é mais forte? Sério, que evidências temos? Os cargos são iguais, nenhum deles foi realmente perigoso, mesmo com o Zoro todo acabado, conseguiu derrotar o tritão com moral. O Sanji toma um soco na cara e diz que foi muito fraco, vai pra água, se ferra, volta e acaba com o inimigo com moral.

As pessoas falam que o Zoro tava todo ferradaço e por isso deveria ter tido mais dificuldade de ganhar, o que não ocorreu. Mas galera, por acaso esqueceram que o Sanji tomou porrada atrás de porrada do Pearl para não matarem o velhaco lá e acabou se enfraquecendo para lutar com Gin, onde também apanhou bastante? Pois é, não esqueçam disso. A diferença é que o Sanji teve um tempo de tratamento melhor que o do Zoro. O Sanji conseguiu ainda comer antes de ir, dar uma descansada por ter de esperar o Luffy, assim como conseguir ainda colocar band-aids em si. E aí eles foram para Kokoyashi.

“Ah, mas o Zoro apanhou de Mihawk e o Sanji não'”. Gente, como vamos analisar a potência do golpe se o próprio Miha diz que não bateu pra matar? Não conseguimos mensurar em números a diferença entre Zoro e Mihawk naquele momento. Logo, não dá pra afirmar que aquele único golpe fez mais estrago do que todos os golpes que o Sanji tomou ali no Baratie. Talvez sim, talvez não…mas são somente hipóteses, não é algo concreto que dá para utilizar como explicação.

O que muda na luta do Sanji e Kuroobi é que ele nem apanhou e achou que Luffy estaria em apuros, e ele estaria melhor capacitado de tirá-lo de lá, até por ter mais facilidade de quebrar a pedra. Isso foi decisivo para ele, entrar na água junto com um tritão, ali no East Blue ainda, onde não estavam evoluídos como hoje, não foi uma escolha boa, isso resumiu a luta do Sanji. Ambos tiveram desvantagem, o Zoro por estar sem tratamento médico e Sanji por ter enfrentado um tritão na água quando também não estava no seu 100%. Se formos ver, até Luffy teve dificuldades com um tritão na água mesmo treinando 2 anos, Hody manda abraços! Para vocês sentirem como também não é simples enfrentar um ser que se move numa velocidade estupenda e que ainda respira embaixo d’água!

3e9ee863e011ad10e4bcfb49110ddd59-d35htsi

Ai depois desses dois, temos Alabasta. Esse é o que mais dá o que falar, até mais que Kaku e Jyabura.

Os fãs colocam a Baroque Works como uma organização de níveis. Para quem coloca assim, retire, vamos repensar juntos.

Todos que estavam na BW, tinham propósitos dentro do plano do Crocodile, foram anos de estratégias para que tudo desse certo. Os Millions e os Billions eram de extrema importância, pois sem eles o plano não era executado. Os agentes mais fortes (quando eu digo esse fortes, estou falando na utilidade geral dos agentes) que estavam na BW faziam parte dos primeiros números, e muitos deles eram escolhidos pela sua inteligência. Assim como Crocodile era um exímio estrategista, ele colocou em números altos pessoas que não eram só fortes (força), mas que tinham uma habilidade/personalidade de fazer um plano perfeito e derrotar pessoas MUITO fortes ou então recrutar pessoas que pudessem não só lutar, mas conseguir informações importantes.

Era tudo muito fechado, cada um com sua função. Mr.3 era o tal estrategista, junto com sua dupla, sempre tinham ideias antes de ir pra cima do adversário. Antes do Luffy, tinha funcionado muito bem. Qual a força da Miss Golden Week? Miss Valentine e Mr.5 são absolutamente mais fortes que ela (digo em luta corpo a corpo), porém a menininha tinha uma habilidade cretina que seria muito útil para organização. Ela ainda é mais fraca do que todos os outros, mas a habilidade resumiu tudo. O mesmo acontece com Mr.3, onde Crocodile, no cassino, em Rain Base, diz que deveria ter colocado o Mr.4 no lugar dele pois ele seria mais capacitado em questão de batalha. Ou seja, ali já sabemos que o Mr.4 é mais forte que o Mr.3, mas no geral, por estratégia, o Mr.3 vinha na frente.

Então, por que diabos as pessoas utilizam os números para argumentar? O cargo ali não é analisado força e sim o geral e a utilidade. Quanto mais útil, mais perigoso pode ser. Mais um exemplo está na Miss All Sunday, como ela estava totalmente dentro do plano (ela dava ordens também) e por ter uma profissão extremamente importante para a causa, ela estava acima do Mr.1, agora me digam vocês, como ela quebraria o ferro? Como ela até encostaria no Mr.1 se ele faz lâminas em si? Pelo menos até onde o Oda mostrou da Robin, ela não é capaz de quebrar o ferro…e mesmo hoje, mal sabemos se ela tem haki para ajudar. Logo, não usem os números para dizer quem é mais forte que quem, isso é imbecil.

O que sabemos dos dois personagens é que o Mr.1 tinha uma dupla forte pra caramba, a Miss Double Finger não era fraca, enquanto o Mr.2 era o único que fazia suas missões solo, pois ele é tanto homem quanto mulher, ele dava conta sozinho.

“O Bon Clay tinha o bando dele”. Mas como podemos julgar se eles ajudavam em alguma missão se isso sequer apareceu no mangá? Eles navegam o barco, devem ajudar em funções náuticas…vimos que a força deles não é significativa, é mais para apoio moral do que outra coisa mais relevante.

Sem contar que o Mr.1 e o Mr.2 se estranharam numa parte do mangá, e não houve nenhum indício de quem se saiu melhor. É só analisar, como dizer com certeza quem é mais forte que o outro?

“O Akuma no Mi do Mr.1 é bem mais efetivo”. Eu digo talvez para dano, mas novamente, entramos num talvez, imaginar uma luta entre os dois é novamente ir para suposições e hipóteses. É aposta, não é fato. É preferência, não certeza. Entenderam onde estou querendo chegar? Os indícios do mangá nunca mostraram diferença de nível de fato, e sim que Zoro e Sanji pegam os mais fortes, não existe essa do Zoro pegar sempre o segundo mais forte pois estou provando isso exatamente agora. Se fosse por questão de cargo, Absalom é mais forte que o Ryumma, e o mais legal é que os fãs do Zoro não concordam com isso, ironia?

724612

Agora iremos falar de Enies Lobby. Mas antes vou dizer a vocês que essa análise dos inimigos não é pelo poderio que os personagens poderiam ter ou os golpes que eles mostraram. Nunca devemos analisar as coisas assim. Cada luta é uma luta, cada uma tem seu acontecimento e pode haver mudanças de rumo, não se dá pra provar nada se invertemos os papéis (Sanji pega o inimigo do Zoro e o Zoro a do Sanji), tudo depende. E quando entramos em questão de depende, novamente vamos para as hipóteses, e isso está errado, a intenção aqui é que discutir o que o mangá tem! Falo isso porque eu li muito na minha vida as pessoas falando “o Sanji não aguentaria o Amedachi do Kaku” e eu acho isso um absurdo para uma discussão. Então bora lá.

A galera sempre fala da diferença de 20 dourikis entre Kaku e Jyabura e já o colocam acima por causa de dois soldados. Sabe o que é diferença mesmo? Kaku/Jyabura para o Lucci. Aquilo sim é significativo e não tem o que discutir. Outro fato: Kaku e Jyabura não se transformaram para dar a paulada no Fukurou, e deu a diferença de 20 dourikis. Douriki é força física, só força física, ou seja, dano dado. Força, entenderam, né?

Agora me diga, o Oda também colocou para nós no gráfico (lá em cima) que o Zoro tem um pouco mais de força do que o Sanji (isso ainda no começo da Grand Line), e ele enfatiza essa informação mais atual de que a diferença deles em força está em 20 dourikis.

“Mas se o Kaku tivesse se transformado e batido, ele teria mais douriki ainda”. Ok, prove. Sério mesmo, como analisar algo assim? Será mesmo que transformado a diferença aumentaria? “Isso é o lógico”

NO WAY. Não tem como colocar fato em uma coisa que o mangá não mostra.  A única coisa que dá para aceitar é quando o Chopper diz que os Akuma no Mi do tipo carnívora é perfeito para uma luta corpo a corpo. Ele especifica a carnívora! O Lucci depois ainda diz que os do tipo Zoon (ou Zoan, como preferirem), quanto mais treina, mais forte fica. Mas e o Kaku, treinou alguma coisa que podemos dizer que foi efetivo? Quase nenhum golpe dele entrou, essa luta contra o Zoro foi a que mais ele saiu inteiro até aquela parte do mangá!

Então se eles tivessem transformados, não tem absolutamente nenhuma condição de certeza que o Kaku teria ainda mais diferença. Poderia aumentar, a diferença poderia ficar igual ou diminuir, são três opções e o mangá não mostra nenhuma delas. Por conta disso, por não sabermos como seria, vamos continuar considerando a diferença inicial de 20 dourikis e sejamos felizes, dois soldados não muda nada numa luta, não são capitães, sargentos, comodoros, vice-almirantes, são dois soldados. Luffy derrotou milhares como se fossem formigas. Zoro subjulga uma sargenta (Tashigi) com dois golpes ou até menos, Sanji tira com a cara do Fullbody e o arrebenta. Esses dois personagens da Marinha são mais fortes que dois soldados juntos, então, é como se esses dois soldados fossem folhas de papel que rasgamos como se não fossem nada. É simples, é MUITO fácil de entender algo assim. Os 20 dourikis não é uma diferença significativa…Sem contar que estamos falando especificamente de força física, as outras características nem números têm.

Pra mim tá mais que na cara que essa saga só prova ainda mais a rivalidade dos dois e que eles estarão em níveis paracedíssimos onde nenhum se atreveria a lutar a sério. Lembro muito de Yu Yu Hakusho quando comparo Sanji e Zoro. No começo do mangá, lá pela edição 4 mais ou menos, o Hiei diz que jamais se atreveria a lutar com Kurama, porque ele tem consciência do tamanho da força dele. Muita gente coloca o Hiei como mais forte, e eu também só vejo diferença de personalidade. Eu não consigo dizer quem é mais forte, Hiei ou Kurama, mas eu acho o Hiei mais badass (assim como Zoro) e o Kurama mais requintado (como o Sanji). Mesmo que haja um “vencedor por números/fatos”, é muito difícil dizer quem sairia vitorioso num X1 porque a diferença entre os dois não é gritante. Enfim, terminado! Próxima saga.

Para aplicar a ideia de números no Daz Bones e no Kaku, estão todos aí gritando pra Deus e o mundo de que esses dois são mais fortes, na hora de falar do Absalom, ironizam e falam que ele era um personagem tosco, mas ele era o “chefe” do Ryumma, os zumbis tinham de obedecê-los! Okay, o Ryumma tinha uma certa liberdade ali porque ele era uma sombra “especial”. Não tem o que contestar. Porém, em questão de número (ou cargo), o Absalom está na frente, mas e um passo de mágica, os fãs invertem oss papéis e vem novamente hipóteses e achismos para falar que o Ryumma era mais forte. Eu acho isso deveras lamentável, de verdade, porque é muito nu e cru, é muito “fanboysismo”

No caso desses dois, é até ridículo comentar porque toda a saga não é voltada para nível, nem as outras sagas, mas nas duas anteriores, onde se dá para analisar, se tem muito o que discutir. Nesse caso, é simples, sequer pensem em nível. Ryumma era um samurai que tinha a sombra do Brook. O personagem perfeito para o Zoro aprender mais sobre orgulho e a honra dos samurais, e ainda barganhar uma nova espada. O Sanji também teve essa mesma situação, com a vontade de ter o Akuma no Mi da invisibilidade, salvar Nami e ainda ter uma parte muito cômica. É tão distinto que sequer deveríamos analisar, é tudo achismo, sequer tem cabimento. Uma luta dos dois é óbvio que o Absalom ganharia pois ele é “dono” dos zumbis, na verdade, o zumbi nem contra iria, somente o Luffy foi assim. Ou seja, nem luta iria ter porque nem rivais eram, um obedecia, o outro mandava.

friendship_in_the_fight_by_art_is_a_explosion-d4josud

Agora na Ilha dos tritões, também nem dá para se discutir porque os inimigos eram tão fracos…simplesmente é em vão. Sanji ficou ali na boa todo o tempo, o Zoro idem. Ninguém tomou porrada, não tem nem o que analisar. O Zoro sendo badass do jeito que é, mostrou uma superioridade monstra todo o tempo, assim como Sanji.

“O Zoro cortou o Hody na água”, gente, o Hody também era um bosta, mas na água, mesmo com a evolução, o Zoro não ganhou do Hody, ele só perdeu o tempo do Hody para os outros fugirem e ele também, porque se ele ficasse mais um tempo ali, ele não aguentaria, assim como Sanji não aguentou em Arlong Park. Eles são monstros, mas não tem pulmões de tritões. Até o Luffy teve dificuldades de lidar com o cara no mar. É muita redundância achar que se o Zoro permanecesse, ele ganharia. Se fosse em terra firme, a história seria outra, mas a história tá no mar, então, foquemos no mangá.

Agora em Punk Hazard, nesse caso sim podemos mostrar a diferenciação de níveis. Monet e Vergo, Sanji também atrasou Vergo, é redundância demais achar que o Sanji ganharia, o que mostrou que seria uma luta extremamente difícil, enquanto no caso da Monet, o Zoro só tava ali de boa, deixou umas brechas meio perigosas, se a Monet fosse mais pontual, teria ferido a Nami e a Robin, mas o Zoro acabou por deixar um suspense num capítulo anterior (o que eu achei uma bobagem do Oda, o que mais queremos saber é o que os monstros sabem fazer e ele fica de mimimi) para depois deixar com que o inimigo o subestimasse. Quando a Monet relaxou, acreditando na merda que a Tashigi falou, ele simplesmente fez a Monet cagar nas calças, mas até ela diz que não era forte o suficiente para o Zoro, ela ia aguentar ali com sua perspicácia e poderia acabar impedindo o Zoro assim como fez com Luffy anteriormente. Enfim, uma diferença brutal de inimigos. Vergo há anos na marinha, sendo vice-almirante, que de certa forma, mostrou uma superioridade até com Smoker. Além disso, era braço direito do Doflamingo, um fiel, uma pessoa confiável e um dos “generais” da família Donquixote.

Informações atrás de informações que mostra que uma luta do Vergo com Sanji seria BIZARRA de foda, Sanji ia apanhar demais, mas não dá pra saber de mais nada, não houve luta, é tudo aposta. Mas no mínimo, o Sanji teve moral de fazer tudo o que fez.

Agora estamos e Dressrosa e vimos algumas coisinhas legais já. Sanji tentou parar o Dofla, mas não deu muito certo, hahahahaha, assim como o Zoro tremeu na base quando soube que o Fujitora era almirante, só com a presença do cara o óculos do Zoro quebrou. Não tem muito o que dizer ainda, vamos aguardar.

Enfim, os inimigos foram falados. Se ainda tá teimoso, simplesmente diga: Eu acho Zoro mais forte porque ele é pica, acho ele foda. Dessa forma é uma coisa descartável, uma opinião totalmente parcial, pessoal e sem porque’s. Só não pode falar de indícios do mangá, rs

378225

Por fim, não vou mais me alongar, falam da cena de Thriller Bark, do Zoro pegando a fadiga do Luffy. Só direi uma coisa: Brook falou que Sanji estaria igualmente preparado. Fim. Não importa se o Sanji ficaria mais machucado, se ele desmaiasse e ficasse uma semana em recuperação, a intenção é a mesma, a vontade dos dois era a mesma. O Zoro tomou muito menos dano da bomba, deu a entender até que ele desviou dela, o dano que ele tem de um capítulo pro outro é muito menor do que a do Sanji, é só rever os capítulos, os lugares onde sangravam no capítulo 484, continuam sangrando no 485, a sangue está apenas um pouco maior, nem as roupas do Zoro estão rasgadas. Se compararmos com os outros mugis, na página 17 do mesmo capítulo, todos eles (apenas o Brook não dá pra ver e o Chopper nem roupa direito tem, então descartemos) estão com roupas rasgadas para mostrar que tomaram no mínimo a pior parte da bomba.

Enfim, vejam o capítulo 484 e capítulo 485 inteiros e reparem! Attention, please!

Estamos falando de uma bomba de ar (a Robin explica isso), então, o mais natural é que as roupas rasguem para mostrar a força do “vento” que bomba proporcionou. O Zoro só fica realmente semi-morto quando toma a fadiga do Luffy, antes, vendo o mangá, é nítido que ele não tomou a bomba da mesma maneira porque suas roupas rasgaram muito pouco (quase nada) antes de tomar a fadiga. Então, no momento em que ele levanta para dizer as coisas para o Kuma, ele estava mais inteiro que os outros que caíram, e o Sanji também levantou, mas gente, só não se esqueçam que o Sanji apanhou mais nessa saga do que o Zoro até aquela cena.  Só depois do Zoro tomar a fadiga do Luffy que aí desandou hauhahuauha aí não tem o que dizer, Zoro se fodeo demais. Deu pra entender? hahahahha

Lembrando também que essa mesma fadiga era praticamente só cansaço do capitão, legal, né? Imaginem se a fadiga tivesse acontecido em Alabasta ou Enies Lobby, Zoro tinha morrido, rs. Ainda falam que o Zoro tá equivalente ao Luffy ou até pode ganhar dele. Tenso.

Mas é isso, galera, espero que tenham gostado, qualquer coisa eu tiro as dúvidas e por fim, para provar ainda mais como o Oda adora a rivalidade desses dois personagens, bora mostrar uma mini-capa maravilhosa! Um não é melhor que o outro, se tu prefere um dos dois, é por pura empatia, por pura intimidade, não porque um é mais forte que o outro. E vivamos o amor <3

672_01th.png

 
Copyright © 2014 Um Pedaço. Design por OddThemes